Infelicidade no casamento ou na profissão, filhos em sofrimento após a separação dos pais, assim como depressão, obesidade, anorexia entre outros quadros clínicos podem estar a serviço da lealdade a alguém da família em um nível inconsciente. Ser leal, nesse caso, representa atender as expectativas implícitas da família de origem e ignorar as próprias necessidades ou desejos.

(mais…)

Quando duas pessoas na família não conseguem lidar com suas dificuldades, podem buscar aliança com uma terceira pessoa. Essa aliança pode aliviar o estresse na medida em que aquelas duas pessoas se afastam. Mas o resultado costuma ser desastroso: a tensão não é resolvida, surgem distanciamento emocional e novos conflitos.

(mais…)

As crenças contribuem significativamente na produção de estresse. Elas são verdades que baseiam nossa forma de enxergar o mundo. São uma espécie de “lentes de óculos”, de filtro das situações vivenciadas que tem como função interpretar, julgar, classificar e processar as informações e emoções de cada situação.

(mais…)

Muitos clientes já me pediram um diagnóstico de forma mais ou menos explícita. “Tenho depressão, bipolaridade, esquizofrenia?” No entanto, o que procuram com o diagnóstico? Qual é a função dele?

(mais…)

Newsletter

Acompanhe conteúdos exclusivos através da nossa News.