Como você reage às dificuldades na relação de casal?

Se analisar a fundo, pode perceber que essa reação tende a ter a mesma cara e que muitas vezes essa reação não é uma solução.

Sim, o casal tende a responder de forma repetitiva às situações. É o que chamamos de padrão de funcionamento do casal.

E esse padrão pode ser percebido na forma que os dois se comunicam, o que é dito e o que não é dito, como fazem as coisas, como lidam com a dependência/independência.

Se você toma consciência do seu padrão individual (próprio e do outro) e do padrão de casal, pode compreender melhor as dificuldades conjugais.

Se você toma consciência desses padrões, pode prevenir dificuldades e riscos que podem ter como casal.

Se você toma consciência desses padrões, pode controlar suas compulsões (as reações automática às dificuldades) e resolver os problemas de casal.

Assim, é possível aproveitar a relação de casal como um espaço de crescimento pessoal.

Mas você pode estar se perguntando: “quais padrões o casal pode estabelecer?”. Em um próximo post, vou apresentar algumas possibilidades de padrão que costumamos encontrar nos casais. O importante é prestar atenção na forma repetitiva que você criou para se relacionar como casal.

E quando persistem problemas e dificuldades do casal, a terapia de casal se apresenta como um espaço fértil para facilitar a tomada de consciência dos padrões de funcionamento de cada um e do casal e para aprender novos padrões de relação.

Comentários

Comentários